mulher escaneando código de barras

Um dos maiores produtores de alimentos pet do mundo, é o Brasil. Sendo que, nos últimos anos, essa indústria vem tendo um grande crescimento. Sendo assim, para permanecer nessa posição e até mesmo melhorá-la, é preciso oferecer produtos de qualidade e melhorar todos os processos. Além disso, as indústrias precisam garantir a inocuidade dos seus alimentos, através da ausência de contaminantes químicos, biológicos ou físicos. E, para fazer uma ração de qualidade e segura, é essencial aplicar certas estratégias para ter total controle de todos os processos. Dessa forma, uma das maneiras de garantir isso, é através da rastreabilidade de ração.

Com isso, você pode monitorar todo o histórico dos produtos, desde a saída das máquinas até a chegada na casa do cliente final. Assim, é possível ter o total controle e, também, evitar muitos erros que ocorrem no processo de fabricação de ração pet.

E, no texto de hoje, vamos te mostrar mais sobre a rastreabilidade de ração e como ela ocupa um papel vital no processo de fabricação. Ficou curioso? Então, siga a leitura e saiba mais!

O que é rastreabilidade de ração?

Uma das partes vitais dentro da cadeia alimentar, é a rastreabilidade de ração. Ainda mais, quando consideramos aquelas que lidam com proteína animal.

Na prática, é a ação de vistoriar os estágios desse ciclo, de forma que gere dados e, também, crie códigos de rastreios em todos os seus lotes.

Estamos falando, portanto, de um conjunto de processos com o objetivo de acompanhar e, após isso, detectar a origem, produção, processamento, distribuição e todo o ciclo de um produto em sua cadeia produtiva, com base em dados.

É uma maneira de garantir a qualidade alimentar, e é uma exigência legal, portanto, obrigatória.

Como funciona a rastreabilidade de ração?

Dependendo dos processos e das tecnologias utilizadas, a rastreabilidade funciona de diferentes formas. Seus produtos podem ser rastreados e, assim, registrarem suas etapas através de códigos de barras, chips ou QR Codes.

Além disso, as fábricas devem utilizar a rastreabilidade, sempre integrando e consolidando os dados coletados.

Sendo assim, caso seja visto algum problema nos lotes de alimentos, basta você acessar o seu banco de dados e pesquisá-lo.

Ou seja, isso pode te ajudar a entender muitos fatores. Como, por exemplo, a origem da produção e, também, seu destino final. Assim, será muito fácil rastrear a origem do problema, bem como para onde ele foi enviado.

Dessa forma, caso seja preciso recolher algum lote, você poderá fazer isso com muito mais agilidade e segurança.

Qual é a importância da rastreabilidade de ração?

Com a rastreabilidade de ração, é possível, através de um único código por lote, registrar todos os dados de origem e, também, de destino dos produtos.

Então, isso acaba tendo grande valor para identificar problemas da cadeia produtiva de alimentos e, no processos de recall também.

As regras que a legislação estipula sobra a segurança alimentar, estão sempre evoluindo para controlar todos os riscos à saúde do povo.

O rastreio dos alimentos dá mais agilidade e precisão em todas as suas correções. Isso porque, permite reconhecer todas as fases do caminho percorrido.

Nesse sentido, a tecnologia é vital na hora de entregar certos dados, como:

  • Informações sobre os nutrientes;
  • Dados de armazenamento;
  • Origem e trajeto dos alimentos;
  • Selos e certificações de qualidade.

Hoje, apps de leitura de código dos alimentos acabam permitindo aos clientes, fazer comentários e avaliações, o que facilita a fiscalização.

Isso resulta na baixa de produção e vendas de alimentos que não estão dentro dos padrões de qualidade que a lei exige. Dessa forma, o recall diminui também.

Assim, a rastreabilidade torna-se um braço da legislação para fiscalizar os requisitos de segurança. Como resultado, aumenta a confiança do consumidor e melhora a relação dos produtores com os seus clientes.

dois engenheiros conversando

Quais são os benefícios da rastreabilidade?

Quando falamos sobre rastreabilidade de ração, a segurança e a qualidade dos alimentos tornam-se prioridade. O produto agrega mais valor, por carregar essa preocupação.

Além disso, a relação com os fornecedores também se beneficia. Pois, a rastreabilidade é um bom fator não só para os produtores mas, também, para as indústrias, distribuidores e os comércios.

Todos os envolvidos nesse processo, podem ter ganhos com isso. E, com certeza, os pets que consumirão o produto final também. Com ações simples como essa, muitos erros e problemas podem ser evitados.

Rastreabilidade na indústria de nutrição animal

Quando falamos sobre a nutrição animal, o ideal é investir em fatores éticos e de segurança alimentar. A existência de um sistema integrado e adequado como esse, que abrange produtos e os animais, é vital para fazer uma avaliação de risco. Sendo, assim, eficaz ao longo de toda a cadeia de produção.

Dessa forma, acaba valendo muito para a saúde de cães e gatos como, também para os seus tutores. Pois, uma doença animal pode causar danos financeiros, mentais e até físicos para os humanos.

Sendo assim, uma eficaz política de segurança alimentar deve ter ciência de todas as etapas que fazem parte da produção de um alimento. E, além disso, o dever de ter um sistema preciso para monitorar e avaliar todos os riscos ligados ao processo alimentar.

A rastreabilidade da alimentação pet é vital não somente para garantir a segurança e saúde e dos animais. Mas, também, para oferecer estes requisitos a quem vive com eles.

Ou seja, quem de fato tem o poder de compra, irá ser atraído por produtos de maior qualidade e com fatores como esses.

Invista em seu produto final

Para produzir de rações de qualidade e seguras, é vital aplicar estratégias para o controle do processo. Como, por exemplo, a rastreabilidade do produto, que visa descobrir as causas de falhas de qualidade, fazendo um histórico do produto, desde a fábrica até o cliente final.

Desta maneira, isso permite o controle da nutrição do animal. Assim, torna toda a produção de rações adequadas às necessidades dos animais, impedindo todos os tipos de patologias.

Se você gostou desse texto, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, poderá conferir mais matérias como essa!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *