Não é de hoje que os gatos e cães compartilham suas histórias com a gente. Afinal, viver com esses animais já faz parte de nossa rotina a muito tempo. A parceria com os cães já nos acompanha há mais de 20.000 anos, enquanto os gatos foram domesticados há cerca de 10.000 anos. E, também, a ração para pets.

Desde então, nossa relação com eles mudou muito. Pois, passaram de simples seres com qualidades úteis que realizavam tarefas diárias nas antigas civilizações, para se tornarem membros de nossa família.

A união nos trouxe uma evolução no cuidado com a saúde desses pets. Hoje, conhecemos profundamente sua fisiologia e sabemos que há uma grande diferença entre alimentar e nutrir.

Mas, nem sempre os tutores entendem por que fornecer alimentos de qualidade para seus animais de estimação, com qualidade comprovada ou, por que cada espécie deve receber uma ração específica.

Sendo assim, neste texto você encontrará explicações sobre essas práticas, além de dados com os cuidados avançados em nutrição animal. Acompanhe a leitura e confira!

Quais são os cuidados essenciais com a ração para pets?

Todos os organismos obtêm os nutrientes de que precisam para prosperar por meio dos alimentos. E isso, é claro, não difere para os gatos e cães.

No entanto, os nossos pets já não caçam mais, e retiram todos os seus nutrientes daquilo que lhes fornecemos. Deste ponto de vista, é fácil ver porque as rações devem ter uma excelente qualidade. Afinal, são a única fonte de onde obtêm todo o suporte nutricional de que precisam.

Nesse contexto, devem ser tomadas medidas para garantir que a nutrição animal seja positiva.
Não há necessidade de esperar por uma solução milagrosa que não garante a saúde completa do seu animal de estimação.

A seguir, veja quais são alguns dos cuidados mais importantes:

1 – Alimento correto segundo a raça do animal

alimentação-para-pets

Só porque uma determinada ração ou tipo de alimento faz bem para uma raça ou espécie, não significa que será bom para todos. Por isso, é muito importante ter cuidado na hora de determinar que tipo de alimentação vai fornecer ao seu animal de estimação.

O conselho de um conhecido pode até ser útil, mas não pode ser decisivo para determinar a melhor forma de alimentar o seu amigo de quatro patas. Além disso, embora ambos sejam mamíferos, cães e gatos apresentam adaptações fisiológicas e diferenças anatômicas. Isso significa que eles também têm necessidades específicas de nutrientes e, se você alimentar os dois juntos, sua nutrição será afetada.

Por isso, é muito importante contar com a ajuda de um especialista para determinar a dieta certa do seu animal de estimação. Um veterinário de confiança, baseado em uma análise aprofundada das características e necessidades de animais, saberá recomendar os alimentos mais adequados para o seu animal viver por mais tempo, e sendo saudável.

2 – Qualidade e preço

Outro ponto bastante importante que merece a sua atenção, é a qualidade do que você fornece para o seu pet. Muitos tutores escolheram rações específicas em busca de uma qualidade de vida melhor para seus animais de estimação e como tal, esses produtos podem custar mais.

Agora surge a pergunta: comida de boa qualidade significa preços altos? Bem, essa pergunta é facilmente respondida quando perguntamos sobre a fonte de proteína encontrada nos alimentos.

Ressalta-se que, as rações proteicas que utilizam esta fonte de nutrição mais nobres, não são baratas. Porém, fornecerão o suficiente para atender as necessidades nutricionais do seu pet. A ração premium fica mais cara, justamente porque, os ingredientes são de alta qualidade, e isso está relacionado aos custos de fabricação. E, portanto, ao maior valor encontrado nas prateleiras do pet shop.

Assim, você sempre deve ter cuidado com preços muito baixos, porque é difícil produzir um alimento barato com ingredientes de boa qualidade. Além disso, lembre-se de que há uma enorme cadeia de especialistas por trás do desenvolvimento de cada tipo de fonte de alimentação. E, tudo isso, gera custos para quem as fabrica.

Além do mais, quando investe na qualidade da nutrição do seu animal de estimação, você espera um serviço muito mais abrangente. De fato, a origem e a natureza das matérias-primas utilizadas na fabricação das rações estão diretamente relacionadas à absorção dos nutrientes contidos no produto.

Insumos selecionados, derivados de fontes proteicas premium, contribuem significativamente para a saúde e bem-estar dos animais. Isso pode ser facilmente observado quando você os alimenta com as séries Premium e Superpremium.

3 – Quantidade certa de ração

Além da qualidade, é extremamente importante controlar a quantidade de ração que você
fornece por dia. Essa quantidade também depende do tamanho do animal, sua idade e nível de atividade física realizada. Para acertar na porção, você deve seguir sempre aquelas recomendações descritas na embalagem do produto.

Em geral, todos os cães vão precisar de quatro a cinco refeições por dia até os quatro meses de idade, para o crescimento adequado. Raças pequenas, devem ser alimentadas cinco vezes ao dia, e as raças grandes são quatro vezes por dia, pois crescem e se desenvolvem mais lentamente.

Recomenda-se, também, que sejam fornecidas refeições sempre no mesmo horário. Isso ajudará a ter uma rotina para o cão. Gatos, por outro lado, gostam de comer pequenas refeições por dia, assim como na natureza. Eles não tendem a comer demais, absorvendo porções que são exatamente o que eles precisam.

4 – Higienizar os comedouros e bebedouros

Além de estar atento à qualidade e quantidade de ração e água fornecida, você deve garantir que seus animais de estimação estejam menos expostos às contaminações por insetos, bactérias e outros patógenos.

Então, o que fazer? Certifique-se de limpar o alimentador e o bebedouro do seu cão ou gato todo dia. Quando um cão ou gato come ou bebe água, produz saliva e, se os potes não forem limpos regularmente, bactérias podem se multiplicar e afetar a saúde dos pets.

Se os vasos não forem limpos regularmente, bactérias podem se multiplicar e afetar a saúde dos pets. Além disso, como o comedouro e o bebedouro, geralmente, ficam acima do solo, insetos e outros animais também podem alcançá-los, como formigas e pássaros.

Tomando esses cuidados, você garante que seu animal de estimação coma
em um local limpo e esteja sempre saudável.

Conclusão

Quando se trata da alimentação de um animal de estimação, é extremamente importante estar atento ao que cada um deles recebe, tendo em conta as necessidades e características dos nossos pets.

Mais do que alimentá-los, é importante garantir que eles recebam todos os nutrientes necessários para uma vida mais longa e com melhor qualidade na ração para pets. Sendo assim, um suprimento completo e balanceado de alimentos, oferece toda a qualidade, segurança e praticidade ao alcance dos guardiões. Pois, esses alimentos vêm sendo desenvolvidos ao longo de muito tempo.

Daí a importância de conhecer fornecedores que, não só garantem que os alimentos sejam entregues corretamente, mas que, a relação custo-benefício também seja positiva. A fabricação de ração para pets é muito importante para o produto final. E, para garantir isso, contar com máquinas de qualidade é fundamental.

Se você curtiu essa matéria sobre ração para pets? Não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

Obrigado pela leitura. Até mais!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *