Para que o seu alimento animal tenha competitividade no universo pet, preço e qualidade são determinantes para posicionar seu produto no mercado. Saiba como reduzir o custo de produção para vencer essa corrida.
Investir apenas em entregar um preço baixo, ou somente um alimento premium, não basta para destacar sua marca de ração em um mercado tão competitivo quanto o de animais de estimação.
De acordo com dados divulgados pela ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e recolhidos pelo IBGE, a média estatística de animais por residência fica na casa de 1,6 ou seja, é como se todas as casas do país contassem com aproximadamente dois animaizinhos de estimação.
Isso só prova o apreço do brasileiro pelos bichinhos e o quanto a população é preocupada em prover qualidade de vida aos seus pets. Por outro lado, os mesmos indicativos da ABINPET apontam que o maior público desse mercado é a classe média.
Ou seja, o principal consumidor de produtos pet ainda não investe em itens de luxo, e a fatia desse mercado corresponde a apenas 1% do faturamento do setor. Dessa forma, o que destaca uma marca no mercado pet é o custo-benefício.
Por isso, a Manzoni preparou este artigo para te guiar na missão de diminuir custos e melhorar sua popularidade nas prateleiras dos varejistas de alimentos pet.
Boa leitura.
Estude a mudança de embalagens
Como você sabe, as embalagens interferem diretamente na preservação do alimento e no shelf life. Ou seja, no tempo que o produto pode ficar na prateleira do mercado até ser levado para casa.
Ainda assim, os invólucros representam parte relevante dos custos de produção. Dessa forma, é válido estudar com o time comercial e avaliar as possibilidades de criar embalagens econômicas, que apresentem valores atrativos para o consumidor final.
Do mesmo modo, um bom investimento a longo prazo, é contratar um profissional em design de embalagens. Esse especialista poderá te ajudar a chamar mais atenção na prateleira e ainda apontar materiais mais econômicos e seguros para armazenar seu produto.
Repense as formulações para reduzir o custo de produção
Como você pôde ler anteriormente, o brasileiro tem grande preocupação com a qualidade de vida dos seus animais de estimação. Por isso, a qualidade do alimento não pode ficar de lado, a custo da reputação da sua marca.
Apesar disso, reformular os produtos para barateá-los ainda é uma possibilidade. Uma vez que atualmente já existem softwares capazes de fazer cálculos e medições para esse tipo de reformulação.
Esses programas avaliam o tipo de matéria-prima, o valor nutricional, os ingredientes de uma fórmula, recalculam as quantidades e elaboram soluções que sejam equivalentemente boas para os animais.
Então, convoque seu time para estudar os softwares disponíveis, pensem em qualificar a equipe de produtos e comecem a repensar nas receitas da sua fábrica de ração.
Reduza o custo de produção otimizando a fabricação
Um dos gastos invisíveis e mais relevantes da produção de ração é o valor da própria linha de produção. Os maquinários antigos não foram elaborados para economizar energia, nem recursos de matéria-prima.
É possível produzir mais gastando menos. Ao optar por maquinário qualificado e atualizado, sua indústria pode reduzir custos com: menos paradas, manutenções mais rápidas e baratas, economia de energia elétrica e automação da produção.
Escolher a Manzoni é reduzir seu custo de produção
Como já provamos, a aparelhagem da indústria de ração é determinante para os custos de produção. Na prática, isso acontece da seguinte forma:
Os moinhos e extrusoras fabricados na Manzoni têm tecnologia desenvolvida para economizar no consumo de energia. Assim, as máquinas são otimizadas para produzir ao máximo com a melhor eficiência de kilowatt/hora por tonelada.
Outro exemplo de como a aparelhagem atualizada pode contribuir para a economia nos custos de produção são os equipamentos da linha de secadores e resfriadores Manzoni. Ambos ocupam mínima área útil do ambiente. Embora pareça superficial, otimização de espaço no ambiente industrial significa custos menores com aluguéis, melhorias no fluxo de entrega e logística etc.
Já o recobridor de líquidos do catálogo Manzoni é um dos mais completos em termos de economia e ecologia. A Manzoni pensou no design da máquina para gerar menor poluição ambiental, menos desperdício de líquidos na produção, facilidade na limpeza e mais precisão na dosagem de líquidos conforme o peso final do produto.
Mantenha-se atualizado
Informação é tudo! Por isso, para continuar absorvendo conhecimentos úteis para melhoras sua indústria de ração, acompanhe a Manzoni.
Além de outros artigos aqui no blog, estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn. Ao acompanhar esses canais, você estará amparado com as melhores informações do setor de fabricação de ração pet.