Mulher no sofá com seus animais de estimação, um cachorro e um gato.

Entender como funciona a digestibilidade em rações pet, é um aspecto importante para todos que desejam crescer no mercado da ração animal.

Mas, para desenvolver um bom produto, estar atento às tendências é fundamental. Ainda mais, quando falamos de nutrição animal, que é o principal objetivo na hora da fabricação de rações.

Os animais domésticos devem ser bem cuidados e alimentados. Dessa forma, conseguem ter um crescimento mais saudável.

Pensando nisso, separamos alguns tópicos que te explicarão como a digestibilidade faz toda a diferença na hora de escolher o melhor para o seu animal.

Quer saber mais sobre o tema?

Então, não pare de ler esse texto e confira a seguir!

O que é digestibilidade em rações pet?

A princípio, ela revela o potencial que um ingrediente tem de ser digerido, absorvido ou aproveitado pelo organismo animal. Isto é, os nutrientes ou a energia que cada alimento possui.

Então, o fator tem muita relevância na hora de fazer escolhas e optar pelo melhor fabricante de rações. Ao passo que a escolha do item recebe outras avaliações, tornando assim, uma análise mais sofisticada e mais crítica.

De fato, com o avanço do mercado e as tendências que surgem todos os dias, você precisa trabalhar uma forma de manter-se conectado e atualizado sobre a digestibilidade em rações pet.

Essa é, sem dúvidas, a melhor forma de conseguir otimizar a sua produção, reduzindo os custos. Assim, as empresas que atuam com fórmulas podem avaliar ingredientes e substituí-los se encontrarem opções com um melhor custo-benefício.

O que é importante na nutrição animal?

Em primeiro lugar, é ideal que você entenda qual a importância de uma análise de digestibilidade em rações pet.

Com ela, você pode escolher elementos ricos em nutrientes. E, usando a taxa de digestibilidade, não coloca em risco a eficiência do alimento pet.

Um alimento com baixa digestibilidade na nutrição animal pode acabar provocando perda de peso e, também, apresentar deficiências nutricionais.

Nesses casos, é fundamental ter o investimento em ingredientes com a garantia verdadeira da absorção de nutrientes. E apenas esclarecendo, é a digestibilidade que vai priorizar, também, a qualidade de cada alimento.

Cachorro adulto deitado no chão com o pote de comida vazio.

O que afeta a digestibilidade?

Muitas são as razões que podem afetar a taxa em rações pet. O fator nutricional pode variar dependendo de cada tipo de alimento ou matéria-prima usada na produção de ração animal.

Confira a seguir quais são os fatores que podem danificar o trabalho digestivo de seus animais:

1.Tamanho dos grãos

Os tamanhos das partículas da ração, como por exemplo, dos grãos e dos farelos, podem influenciar a digestão nutricional do animal. Um estudo divulgado pela USFM, feito em 2009, comprova que partículas mais finas podem acelerar a etapa de passagem do alimento no trato digestivo do animal.

Desse modo, os nutrientes perdem a força e são menos aproveitados, por causa de sua baixa absorção.

Mas, isso não deve ser parâmetro para todos. Pois, os tamanhos ideais dos grãos podem variar conforme a espécie e a idade dos animais. Por isso, é fundamental que você busque informações mais específicas para cada objetivo e formulação.

2. Quantidade de ração consumida

Além do tamanho dos grãos, a quantidade de ração que é consumida pelo animal também pode influenciar na digestão de nutrientes.

Ou seja, se o animal comer grandes quantidades ou, até mesmo porções restritas durante o dia, com um alto volume, a digestão pode ser afetada.

3.Composição química

Outro fator que pode impactar na digestibilidade em rações pet, é a composição química que é usada na fabricação das rações.

De acordo com a Revista Internacional de Agricultura e Biologia, a composição química dos alimentos pet, podem conter variadas quantidades de itens que reduzem a eficiência das enzimas digestivas dos animais.

Por outro lado, existem composições que podem causar uma melhora. Sendo elas as proteínas isoladas, que permitem a adição de proteínas e carboidratos solúveis.

4. Idade do animal

De fato, a idade do animal é um dos fatores mais difíceis de superar.

Quando se produz alimentação para eles, não pensamos na faixa etária que a consumirá. Mas, esse é um diferencial que muitos consumidores procuram hoje no mercado.

Por isso, a idade tem relação com a capacidade do animal, de conseguir digerir os alimentos.

Ou seja, animais muito novos ou muito velhos devem ter cuidados especiais, principalmente na alimentação. Pois, os seus sistemas digestivos funcionam de outra maneira.

Em suma, é importante saber escolher ingredientes específicos para conseguir proporcionar para filhotes e adultos, a melhor qualidade de vida possível, garantindo a absorção de nutrientes.

5. Formatos das rações

Sem dúvida, a aparência, os formatos, o cheiro e o gosto, podem influenciar na preferência de cada animal.

Dessa maneira, as mudanças físicas feitas no alimento, podem torná-lo mais atrativo ou não para os pets.

Ingredientes que trazem mais digestibilidade em rações pet

Agora, todos os aspectos sobre a digestibilidade em rações pet já estão esclarecidos. Então, saiba como aumentá-la na hora de fabricar produtos de alimentação.

Por isso, separamos os ingredientes que podem oferecer uma boa digestão para cães e gatos.

Confira os itens abaixo e comece a trabalhar isso na sua empresa também!

Farinha de víscera de aves

A farinha premium é ótima para aplicar como um ingrediente na fabricação de rações. Ela contém baixo teor de cinzas. Além disso, tem até 73% de proteína bruta.

Farinha de torresmo

Em segundo lugar, está a farinha premium de torresmo. Ela é feita com matérias frescas. Sendo assim, rica em proteínas e em aminoácidos essenciais.

Farinhas de pena e de pena e sangue

A farinha de pena é feita de víscera de aves, e consegue oferecer a mesma função da farinha de carne de aves.

Proteína hidrolisada de frango

Por fim, outra forma eficaz de aumentar a qualidade digestiva das rações, é a proteína hidrolisada de frango.

O produto tem aminoácidos essenciais e peptídeos bioativos. Desse modo, cumpre com as funções fundamentais do organismo animal.

Busque mais informações

Agora, você já está capacitado para conseguir escolher as melhores opções de ingredientes para a fabricação de suas rações. Mas, pode saber ainda mais sobre o tema!

Gostou das informações? Então, continue acompanhando o nosso blog!

Temos, também, máquinas que podem facilitar o seu trabalho a partir de agora. Não deixe de conferir em nosso site!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *