De acordo com a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o mercado pet faturou R$ 68,7 bilhões em 2023, com um crescimento de 14% em relação ao mesmo período em 2022.
E mais: 55% de todo esse faturamento representa produtos de alimentação animal. Com isso, 2023 representa um recorde no setor pet, que cresce exponencialmente ano após ano.
Que a indústria pet é um meio extremamente rentável, isso você já sabe, mas vale lembrar que isso o torna um ramo muito competitivo. Por isso, para se destacar da alta concorrência, sua indústria de ração precisa ter estratégias e planos claros para fazer o negócio crescer e cair nas graças do público.
Afinal, mais do que proporcionar boa alimentação para os bichinhos, você precisa convencer os pais e mães de pet que a sua marca de ração é realmente a melhor opção para alimentar os amigos peludos.
Por isso, no artigo de hoje, você verá como posicionar sua indústria de ração no topo desse mercado tão competitivo e tão rentável.
Acompanhe a Manzoni e boa leitura!
Crie bons relacionamentos com os compradores
A melhor forma de fazer sua marca de alimentos pet se destacar entre a concorrência, é estar onde seu cliente final se encontra. Por isso, trace estratégias com seu time para desenvolver um bom relacionamento com as grandes varejistas de produtos pet.
Considere procurar as lideranças de trade marketing das lojas onde você pretende vender sua ração. Assim, você pode garantir espaço privilegiado no ponto de venda de lojas como Cobasi, Petz e outras.
Com isso, os alimentos para pet da sua marca ficam mais atrativos para o cliente final dentro da loja, em relação aos produtos do seu concorrente.
Para estabelecer esse bom relacionamento, tenha em mente uma moeda de troca para oferecer a essas varejistas que vá além do dinheiro.
Ou seja, elabore com sua equipe quais diferenciais sua marca de ração pretende apresentar para o mercado. Diferenciais esses que podem ser: ter uma vasta linha de produtos, alimentos premium, maior custo-benefício, ou mesmo um posicionamento de marca ecológico.
Inclusive, já temos um artigo aqui no blog da Manzoni explicando como alcançar uma produção sustentável de ração.
Invista no marketing da sua indústria de ração
Nessa alçada, após determinar quais diferenciais sua fábrica deseja apresentar ao mercado pet, é preciso expor esses benefícios ao público final, varejistas e fornecedores. Afinal, a imagem da sua marca de alimentos para pet impacta diretamente a imagem de quem consome e vice-versa.
Opte por fornecedores estratégicos para sua indústria de ração
Agora que você e sua equipe já escolheram a imagem e diferenciais que desejam apresentar ao mercado, é preciso fazer essas qualidades atribuídas ao seu produto acontecerem. Afinal, nada de propaganda enganosa!
Mais do que garantir o sucesso da sua marca de alimentos pet, é fundamental manter o padrão de qualidade dos produtos. Por isso, escolha bons fornecedores e crie alianças com eles.
Opte por fornecedores de alimentos e matéria-prima estratégicos, avalie a qualidade dos ingredientes, custo de compra, velocidade e valor da entrega, etc. Se sua marca deseja optar por um posicionamento de mercado sustentável, por exemplo, ter um fornecedor próximo à fábrica é uma das formas de reduzir a pegada de carbono da sua indústria.
Além dos fornecedores de ingredientes, existe uma escolha crucial de parceria para sua empresa fazer: a de maquinário!
Afinal, é sua planta de fábrica que fará toda a roda girar! Sem máquina de ração, sem produto na prateleira. Assim, opte por fornecedores que te proporcionem:
- Facilidade de manutenção;
- Agilidade na entrega e disponibilidade de peças de reposição;
- Maquinário que gere menor desperdício;
- Possibilidade de produzir mais de um tipo de produto com a mesma máquina;
- Máquinas especializadas em produção de alimentos premium.
Melhore o custo-benefício dos produtos da sua indústria de ração
Como você já percebeu no início deste artigo, o mercado animal brasileiro é crescente. Não à toa, ocupamos o terceiro lugar no mundo em tamanho da população pet, com um total, levantado em 2022, de 160 milhões de animais de estimação!
Assim, já deu para perceber que a população brasileira tem muito carinho por seus companheiros animais. Por isso, boa parte dos consumidores estão dispostos a gastar mais por produtos premium que melhorem a qualidade de vida e aumentem a longevidade de seus pets.
Muitas marcas já compreenderam isso e preferem investir na produção de alimentos premium. Nesse sentido, investir em custo-benefício é a melhor forma de vencer na corrida pela preferência do consumidor.
Por isso, que aqui na Manzoni produzimos maquinário com tecnologia capaz de proporcionar a quantidade de água adequada em relação ao peso do alimento. Com isso, reduzimos o gasto e o desperdício desse insumo.
E mais: nossa tecnologia de descarga total de alimento, impede a contaminação cruzada das suas produções e consequentemente perda de lotes inteiros.
Essas e outras tecnologias permitem diminuir os custos da sua produção, mesmo que de produtos premium. Por isso, não deixe de cotar maquinários adequados para otimizar sua fabricação.
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