Pense nas características e nas sensações que os animais sentem na hora de consumir algum produto. É difícil, principalmente, quando falamos de palatabilidade.
Por incrível que pareça, eles também possuem suas preferências e gostos. Então, esses são fatores que devem ser levados em consideração na hora de fabricar ou desenvolver algo voltado para o público pet.
Além disso, pensar em aprimorar e até mesmo desenvolver a melhor alimentação para que os animais domésticos tenham uma melhor qualidade de vida, é investir em um ramo que só está crescendo conforme os anos passam.
Nos últimos dois anos, o mercado pet foi um dos que mais cresceu. Certamente, pelo fato de muitas pessoas terem adotado animais na pandemia.
Por isso, abrir um negócio voltado para esse ramo, é uma garantia de sucesso. Pensando dessa maneira, veja como a palatabilidade é importante no processo de fabricação de alimentos para animais.
O que é palatabilidade?
Em primeiro lugar, entenda o conceito dessa palavra tão complicada, mas que, não tem nenhuma dificuldade na prática.
Assim, sua definição representa a preferência de um alimento por parte do animal. Ela ainda pode incluir a textura, o cheiro, o sabor e outros aspectos que geram um agrado ou desagrado na hora de consumir um alimento.
Dessa forma, a palatabilidade afeta diretamente na relação do animal com o seu produto. Esse fator é muito importante, pois, é ele que vai definir as demandas de consumo da sua ração.
Ou seja, se o animal não gostar de comer sua ração, o dono escolherá outra marca e você perderá um cliente.
Depois que explicamos o conceito de palatabilidade, acredito que tenha ficado claro para você que ela é de grande influência no mercado e na venda de pet food.
Em outras palavras, você deve saber e entender como desenvolver uma ração de qualidade para a saúde do animal.
Se eles não se alimentarem bem, podem ficar doentes, afetando seu peso e disposição.
Existem algumas dicas para aperfeiçoar sua indústria e fabricar o melhor produto. Confira abaixo:
Cheiro da ração
Um dos fatores, se não o mais comum no mundo animal, é quando o seu bichinho de estimação cheira o alimento e desiste de comer.
Por isso, o odor deve ser o primeiro a ser analisado, porque, normalmente, cães e gatos possuem o olfato mais apurado do que o ser humano e, é o elemento que, primeiramente, atrai o animal.
Sabor do alimento
Em segundo lugar, está a taxa de ingestão, que nada mais é, que o sabor da ração.
Para analisar perfeitamente, execute alguns testes para verificar a taxa de ingestão e o sabor do alimento.
Características da ração
Em terceiro lugar, analise todas as características palatáveis. Mas, o que se enquadra nessa categoria é, principalmente a textura do alimento.
Aliás, observe a taxa de consumo do produto, assim, você conseguirá desenvolver uma qualidade superior do mercado.
Prejuízos que uma má fabricação pode provocar no animal
Fator importante para sua empresa, a palatabilidade, provoca muitos prejuízos quando não observada, estudada e analisada da forma correta.
Antes de qualquer coisa, tome cuidado com os produtos utilizados para a fabricação dos alimentos.
Apesar de serem animais, eles necessitam do melhor para viverem bem e saudáveis.
Decerto, ingerir um alimento feito de qualquer jeito pode causar danos na saúde do animal, provocando mais dificuldades no dia a dia, como gastos com veterinário e remédios.
Um animal que despreza o alimento por não possuir uma boa palatabilidade, pode desenvolver doenças relacionadas à falta de nutrientes.
Então, fica mais vulnerável e sensível às doenças que podiam ser evitadas com uma alimentação agradável e saudável.
A importância da palatabilidade na fabricação de ração animal
Em suma, você viu até agora, tudo que uma condição, que é a de ser palatável, pode influenciar no consumo de um alimento.
Esse aspecto é um dos mais importantes a se analisar quando for fabricar alimentos para animais como gatos e cachorros.
Pensar no bem dos nossos animais, é pensar em um mundo mais empático e saudável.
Por isso, tenha consciência e trabalhe bem, pensando sempre na qualidade de seus serviços e produtos.
Assim, poderá construir uma marca com uma imagem limpa e segura de estar fazendo o trabalho correto.
A Manzoni está aqui para te ajudar!
Agora que você já entende quais são os fatores essenciais para uma ração pet, poderá aperfeiçoar ainda mais seu trabalho, estudando e pesquisando.
Portanto, acesse nosso blog e fique por dentro de mais assuntos que publicamos por lá.
Você sabia que a digestibilidade também é um fator importante? Pois é, acesse essa matéria que escrevemos para auxiliar empreendedores como você a aprimorar cada vez mais suas estratégias de fabricação.