homens dando um aperto de mãos

A escolha de fornecedores de máquinas para fábrica de ração é uma ação que traz impactos na rotina de todas as áreas da empresa. Pois, em algum momento, será preciso montar sua operação com equipamentos de qualidade para executar as atividades.

E sabendo disso, a escolha do seu fornecedor precisa ser bem rigorosa, com base em critérios que vão muito além do preço das máquinas. Quer saber quais são esses pontos, aos quais você precisa se atentar? Acompanhe a leitura que vamos te mostrar agora!

Por que a escolha de fornecedores de máquinas para fábrica de ração é tão importante?

Um dos grandes motivos para se atentar na escolha do seu fornecedor, está ligado à redução de riscos, como:

  • Falta no cumprimento de prazos de entrega;
  • Problemas com a qualidade da ração;
  • Paradas na produção por falhas nas máquinas.

Sendo assim, você deve sempre trabalhar com fornecedores que têm uma boa reputação e know-how no mercado.

9 dicas para a escolha de fornecedores de máquinas para fábrica de ração

A escolha de fornecedores, visando maximizar seus resultados, é uma tarefa que precisa ser feita com total eficiência e cuidado. Então, confira a seguir, as dicas exclusivas que separamos para você ser assertivo durante esse processo.

1. Conte com um orçamento bem definido

Antes de ir atrás, de fato, do contato com fornecedores para realizar cotação, precisa-se de um orçamento bem definido em sua mente. Dessa forma, você consegue ter uma noção do capital disponível para a sua negociação.

Assim que definido, faça a comparação de quanto você tem e quanto precisará para comprar as máquinas de fabricação de ração. Caso haja uma discrepância entre esses valores, pode ser que você tenha que separar mais dinheiro ou fazer algum empréstimo, visando manter a qualidade do seu produto final.

2. Defina as especificidades das máquinas

Ter o escopo técnico dos produtos desejados já definido, é muito importante para chegar na negociação sabendo o que procura, com a ajuda da descrição e especificação das máquinas.

Além disso, também agiliza o processo de cotação, já que os vendedores irão saber exatamente o que você deseja.

3. Procure saber sobre a saúde financeira do seu fornecedor

Aqui, consideramos essa etapa como uma pré-qualificação para a escolha do seu fornecedor ideal. Fazer isso, acaba sendo uma maneira de identificar se ele conseguirá atender toda a demanda que a sua fábrica precisa, com qualidade.

Caso a situação não for favorável, você pode correr o risco dos prazos não serem cumpridos, por exemplo.

Quando falamos sobre uma negociação envolvendo altos valores, o melhor a se fazer, é passar alguns dados do fornecedor ao setor financeiro. Dessa forma, ele pode buscar em órgãos públicos e verificar se há dívidas ou protestos pendentes em seu nome. Estando tudo certo, você pode seguir para os próximos passos.

4. Vá atrás de boas referências do mercado

Uma etapa muito importante: conhecer os clientes do seu fornecedor. Procure entrar em contato com eles e faça perguntas sobre o atendimento, qualidade das máquinas, prazos, entre outras questões que forem relevantes para você.

5. Avalie a qualidade do equipamento

Realize constantes avaliações e testes nos equipamentos que você comprou. Assim, você pode ter mais segurança de que as máquinas atenderão tudo aquilo que você precisa, sem falhas e com qualidade.

engrenagens

6. Conheça os processos operacionais do seu fornecedor

Antes de fechar o contrato, faça uma visita à suas instalações e veja como os processos dele funcionam.

Sendo assim, você conhece melhor a capacidade produtiva do fornecedor, faz uma análise se ele consegue atender um aumento de demando, caso precise. Além disso, analisa também, a qualidade dos equipamentos, o controle de prazos, gestão do estoque, entre outros fatores.

7. Procure um fornecedor que atenda a sua demanda

Hoje em dia, é possível encontrar fornecedores que alinhem a sua demanda com a capacidade produtiva deles. Essa maneira acaba garantindo um atendimento com qualidade e, também, sem que seus prazos não sejam cumpridos.

Ou seja, quando você precisar de novos equipamentos ou peças de reposição, logo terá em mãos.

8. Tenha metas e prazos com o fornecedor

Tenha uma planilha ou algum outro documento com todos os detalhes de tudo o que você precisa. Dessa forma, ao mostrar isso ao seu fornecedor, ele conseguirá identificar se tem ou não a capacidade de atender o que foi solicitado, com qualidade e no prazo de entrega.

Da mesma maneira que você estudará os processos dos possíveis fornecedores, eles também irão procurar saber sobre os processos da sua fábrica de ração. Dessa forma, é possível obter uma relação de ganha-ganha.

Ao ter conhecimento de que sua demanda de peças de reposição é sazonal, por exemplo, e ainda assim assumir o fornecimento para a sua empresa, ele saberá que há meses em que os seus pedidos serão feitos em grande quantidade, enquanto que, em outros pode ocorrer de nenhum ser feito.

Ou seja, uma das principais vantagens disso é que não há surpresas de ambas as partes e, também, todos ficam cientes de suas obrigações.

9. Procure fornecedores com nome no mercado

Quando você for começar o seu processo de escolha de fornecedores de máquinas para fábrica de ração, selecione os que têm mais tradição no ramo e, também, uma reputação confiável. Esse fator é muito importante para que se tenha um atendimento eficiente.

Sendo assim, tem-se uma maior segurança no momento de definir o prazo de entrega para os seus clientes. Pois, você terá a certeza de que tudo ocorrerá como combinado, sem falhas.

Em outras palavras, uma marca reconhecida e que carrega uma boa reputação, é sinônimo de um atendimento de qualidade.

Bom, como você viu, o processo de escolha do seu fornecedor ideal não é tão simples como parece. Não é apenas escolher três empresas qualquer e fechar com a mais barata.

É muito importante planejar muito bem antes de escolher, de fato, o seu parceiro. Essa é uma relação que pode ser muito benéfica e duradoura. Pois, se bem feita, ambos os lados saem ganhando.

Sendo assim, se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você pode encontrar mais textos como esse!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *