trabalhadores-de-costas

As flanges são itens de extrema importância para vedações de conexões, ligação de tubos, vazamentos em sistemas industriais, entre outras aplicações.

Essa peça possui muitos benefícios e aplicações, mas, muitas pessoas não a conhecem. Por isso, desenvolvemos esse texto para te ajudar.

Acompanhe a leitura e confira tudo!

O que são flanges?

No geral, as flanges são montadas em pares, fixadas por parafusos que acabam facilitando a montagem e desmontagem, inspeção e limpeza. Você pode encontrá-las, principalmente, nas tubulações de secção circular transversal.

Têm resistência bem alta e formato redondo, conforme o padrão da norma. Caso você tenha flanges de fabricantes diferentes, serão, mesmo assim, compatíveis umas com as outras. Assim, facilitando o trabalho de conexão com as válvulas e demais equipamentos.

Como essas peças são capazes de vedar conexões, acabam impedindo a passagem de fluidos de um lado para outro e, também, os vazamentos nas tubulações.

Ou seja, são itens muito importantes para o funcionamento de tubulações. Mas, é primordial conhecer as suas aplicações e modelos para que, assim, você escolha a opção ideal para a sua necessidade.

Há flanges feitas de muitos materiais como, por exemplo, aço inoxidável, titânio, níquel e os de aço carbono que são mais procurados por conta de sua alta resistência.

imagem-de-flanges

Tipos de Flanges

Há muitos tipos de flanges no mercado. Hoje, vamos te mostrar alguns dos principais. Confira:

Flange de Aço Carbono

São utilizadas, praticamente em todos os segmentos industriais, para conectar linhas de tubulações na condução de ar, líquidos e/ou gás. Além disso, podendo ser usadas para fins estruturais. Para a fabricação das flanges que são forjadas em aço carbono, o material mais comum é o aço norma ASTM A-105 e, essas peças são indicadas para as linhas de alta e média pressão.

Flange Cega

Utilizadas para interromper ou vedar a passagem de gases ou fluídos em uma linha de válvula, tubulação ou bombas. Permitindo, dessa forma, que sejam desmontadas sem nenhuma operação destrutiva.

Sua montagem é feita em pares e, na maioria das vezes, unidas por alguns parafusos. Assim, consegue-se manter a superfície de contato entre as duas flanges, sob a sua força de compressão, com o intuito de vedar a conexão.

Flange de Encaixe

Esse modelo faz com que a condução de fluidos seja facilitada e são recomendados para trabalhos em todas as situações de temperatura e pressão. Porém, desde que não sujeitos a gradientes térmicos muito severos.

Flange Industrial

São mais comuns e acabam trabalhando como um item de ligação entre a tubulação e bombas ou válvulas.

Flange Sobreposta

Contam com uma aplicação fácil e bastante recomendadas para esforços e pressão moderados. Essas conexões têm vantagem econômica na obra quando comparamos com a flange com pescoço.

Flange Solta

Recomenda-se para operações com pressão baixa. Além disso, contam com baixo custo e você pode utilizar nas linhas de aço inox trabalhando junto com as pestanas. Ela é empregada nas montagens de linhas que utilizam pestanas e não correm risco de corrosão pelo fluído, por serem fabricadas em carbono. Essa peça pode gerar e, também permite, um fácil alinhamento dos furos.

Flange Pescoço

Recomenda-se para aqueles trabalhos em todas as situações de pressão e temperatura. Também é bastante resistente às tensões e capaz de reduzir as erosões e turbulências dentro das tubulações.

Flange ASTM A 105

Forjadas em aço carbono, podemos utilizar em linhas de, praticamente, qualquer segmento industrial para condução de ar, líquido e/ou gás.

Flanges Laminadas

Indica-se essa opção para linhas de baixa pressão, utilizadas em linhas de, praticamente, todos os segmentos industriais para condução de líquido, ar e/ou gás.

Flange de Aço Inox

Utilizadas em variados segmentos como, por exemplo, os das indústrias químicas, petrolíferas, petroquímicas, açúcar e álcool, papel e celulose, indústrias farmacêuticas e alimentícias. Também, nas indústrias de base e com fins estruturais.

Flange em Aço-Liga

Por fim, mas não menos importante, a flange em aço-liga tem características mecânicas de altíssima resistência. Dessa forma, utilizam-nas em linhas de tubulação em muitos segmentos industriais.

Onde utilizar as flanges?

Onde há necessidade de realizar a interação de algum elemento idêntico. Por meio da fixação de parafusos, acontece a junção das seções dos tubos, tornando tudo uma estrutura só.

Bastante utilizada na automação industrial de vários setores, por terem o poder de realizar a condução de diversos tipos de fluídos como gases, óleos, vapores e combustíveis.

As flanges são bem presentes nos sistemas de tubulação e, também, naqueles que envolvem diversas peças e equipamentos como, por exemplo, fábricas de ração animal.

Para cumprir as suas funções de maneira adequada, acabam passando por certos testes. Dentre eles, o de mapeamento através de radiografias em dutos de petrolíferas.

Essa peça acopla-se na terminação daqueles tubos que são seccionados, como o tubo de junção a uma bomba, vaso de pressão, válvula ou outros equipamentos.

Confira abaixo, os segmentos em que essa peça pode ser muito útil:

  • Setor de abastecimento de água, química e gases;
  • Setor da construção civil;
  • Projetos de engenharia;
  • Companhias de trabalho com cimento e mineração;
  • Indústrias dos mais variados segmentos de produção;
  • Usinas;
  • Petrolíferas.

Reposição de Flanges

Geralmente, a maioria das empresas precisará repor essa peça. Isso porque, problemas em indústrias são bem normais. Alguma falha em uma máquina pode acontecer, defeitos, erro de algum colaborador, ou outras situações. Ou seja, estão expostas a esse risco no dia a dia.

Por isso, é muito importante contar com um fornecedor de sua confiança, que pode entregar essa peça prontamente, com um preço justo e alta qualidade. Assim, quando precisar, sua peça vai ser reposta sem problemas. Dessa forma, você pode garantir a segurança da sua produção e, também, que a sua linha não pare por quebras, resultando em prejuízos.

E aí, gostou desse texto? Não deixe de acompanhar o nosso blog. Nele, você vai encontrar muitos conteúdos como esse!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *