racao-animal

Todas as indústrias do mercado, sejam as mais recentes ou as com muitos anos de atuação, precisam estudar a linha de produção e entender passo a passo como será o ciclo de formação do produto. Isso porque, se alguma etapa não está correta ou precisa ser aprimorada, o resultado não atinge o nível esperado no final. E, destacando o misturador de ração, hoje veremos como a atuação desse equipamento é essencial para esses alimentos.

Confira este material até o final e entenda o que é o misturador, o que ele faz com a matéria-prima, em qual parte da produção este se encaixa e, principalmente, como isso colabora com a execução dos demais equipamentos na indústria!

O que é um Misturador de Ração?

O misturador de ração é um equipamento que recebe os ingredientes primários, moe e mistura estes. Isso é feito até que estejam homogêneos ou com características adequadas para seguir na linha de produção.

Sendo, basicamente, o primeiro equipamento a atuar em uma fábrica de ração, o misturador recebe seus ingredientes em uma matriz, onde acontece toda a moagem e mistura. Logo após, a massa resultante vai para um segundo espaço, que funciona como um silo de armazenamento.

Em outras palavras, esse equipamento se assemelha bem ao nosso moinho industrial. A maior diferença é que, como focamos em uma produção contínua, o alimento não será guardado. Ao contrário, seguirá direto para a extrusora, e assim por diante.

Quais ingredientes podem passar pelo misturador?

De antemão, o misturador consegue moer e misturar qualquer item orgânico que os operadores queiram inserir na formulação. Contudo, recomendamos o seu uso para grãos e cereais, rações balanceadas e a remoagem de rações para peletização (que se configura como a transformação de ração farelada em grânulos).

Nesta decisão do que deve ou não ser preparado pelos misturadores e moinhos, um fator primordial vem em destaque: esse alimento se destina a qual animal?

Isso porque, o tipo do animal, a idade em que ele se encontra e o fato da ração oferecer um diferencial além da simples alimentação requerem formulações certas, com ingredientes específicos para cada situação.

Pensando nessa necessidade do mercado, os nossos equipamentos estão prontos para receber e atuar com diversos tipos de produtos usados nas rações.

moinho-industrial

Misturador de ração x extrusora: entenda a relação

Todos sabemos que a extrusora é o equipamento que pressiona o material triturado contra uma chapa contendo furos que, seguido de uma lâmina em movimento, forma os grãos de ração.

Porém, você não desejaria que um cereal da sua mistura acabasse entupindo um dos furos de saída da extrusora e diminuísse a quantidade de grãos produzidos, não é mesmo? Um problema de obstrução como esse só aconteceria se não houvesse um misturador na etapa anterior para deixar o alimento bem homogêneo, evitando pedaços maiores do que o ideal.

Essa homogeneidade também é o fator-chave entre essas máquinas, que evita o surgimento de grãos diferentes vindo de um mesmo processo. Assim, o risco de diferentes cores e sabores surgirem inesperadamente diminuem muito mais.

Em outras palavras, a boa interação entre o misturador de ração e a extrusora é a economia de recursos. Afinal, identificando alguma anormalidade no alimento, este sofrerá descarte por equivaler a algo inadequado para vender.

Vantagens do misturador na produção

Olhando para um lado “extra” em relação à fabricação, o misturador possui:

– Sistema de aspiração com filtro manga, e a limpeza automática das mangas;

– Baixo custo de reposição para peças;

– Software de controle operacional;

– Sistema de monitoramento completo, verificando: temperatura do produto e dos rolamentos, vibração dos rolamentos, pressão dos sistemas de aspiração etc;

– Emissão de relatórios de controle.

Por fim, ficou claro o que é o misturador de ração, a semelhança com o Moinho Manzoni, a sua função na indústria e como um único equipamento é capaz de gerar uma diferença enorme para as linhas de produção no setor de alimentação animal?

Para mais conteúdos como este, não deixe de consultar o nosso blog e conferir os materiais disponíveis. Aproveite, também, para seguir as nossas redes sociais e continuar atualizado nas novidades que a Manzoni tem para você.

Obrigado e até a próxima!

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *