Quando focamos em uma linha de produção para rações, temos em mãos um grande sistema onde as máquinas devem atuar juntas e com eficiência para uma qualidade elevada no produto e no custo operacional.
Sendo assim, para que esse padrão de qualidade não seja prejudicado e o custo operacional competitivo, escolher um equipamento ideal é uma fase extremamente importante. Isso porque, ao escolher bem, ter uma nova máquina na empresa deixa de ser uma compra e se torna um bom investimento. Do contrário, em escolhas precipitadas, tudo isso torna-se um gasto sem retorno.
E quais são os seus critérios para escolher esse tipo de equipamento? O que você busca agregar na sua produção quando precisa adquirir uma nova máquina? Acompanhe o nosso conteúdo e não erre mais na escolha de novos componentes para sua produção!
Quais máquinas de fazer ração são essenciais?
Quanto mais equipamentos deixarem a linha de produção completa, automatizada e mais rápida, melhor serão os resultados. Contudo, vamos “começar pelo começo” e listar as máquinas de fazer ração mais básicas que devem integrar qualquer produção desse alimento.
– Moinhos: sendo praticamente o primeiro equipamento a entrar em ação na linha de produção, o moinho é quem faz a moagem de grãos e outros ingredientes. Ou seja, todo suplemento que faz bem ao animal que se destina a esta ração será moído e o produto que sai desse equipamento é como uma farinha bem fina. Esta será hidratada e cozida no processo de extrusão;
– Extrusora: responsável por receber uma mistura balanceada em forma de farinha bem fina, com proteínas, vegetais e minerais. Esta farinha é dosada no condicionador, que irá hidratar e cozinhar a mistura. Seguindo para o canhão da extrusora, irá gelatinizar os amidos com a pressão e temperatura. Na saída desse equipamento existe uma matriz e um dispositivo de corte que dará a forma ao alimento. Este produto sai da máquina com uma umidade elevada e segue até o secador para reduzir a umidade, para que o alimento não tenha risco de mofo;
– Recobridor de Líquidos: sendo uma das máquinas mais essenciais, é o recobridor de líquidos que trará a palatabilidade nos alimentos. Nesta etapa, soluções com níveis adequados de gordura e saborizantes serão adicionados no produto final. Isso porque, se o alimento não é do agrado dos animais domésticos, os consumidores não terão motivos para continuar comprando este produto.
Máquina de fazer ração mais econômica
Além de um bom resultado na produção, os gastos são um fator secundário que pesam muito na viabilidade das máquinas de fazer ração.
Nesta análise, devemos nos atentar a pontos importantes, como:
– Consumo de energia: todo funcionamento de uma máquina exige um custo de energia. Sendo assim, quanto maior, mais esforço e mais rápido um equipamento trabalha, a tendência é consumir mais energia.
O custo energético é um fator-chave na tomada de decisão do investimento em equipamentos. Afinal, existem equipamentos que consomem muita energia e o custo precisa ser repassado ao produto. Por isso, é muito importante pesquisar bem e, principalmente, tentar encontrar recomendações e feedbacks de outros consumidores na internet.
– Gastos com reparos: por mais que tomemos todos os cuidados, eventualmente algum reparo ou ajuste ocorrerá em um equipamento que trabalha continuamente. E é nessas horas que ter um suporte mais próximo da sua empresa é bem-vindo.
Um bom comparativo é o gasto com consertos de carros. Quando precisamos trocar uma peça do automóvel, a peça nacional é mais barata e chega mais rápido do que a peça estrangeira.
Da mesma forma funcionará com a máquina de fazer ração!
Reveja o foco da sua produção
Um grande fator de decisão para a compra de novas máquinas para uma empresa produtora de ração é: qual será o foco da sua produção?
Em contraponto, mesmo sendo uma marca nova, se você pretende aumentar os segmentos de produção da empresa, esses equipamentos versáteis são bem convenientes!
Conte com marcas confiáveis
Saindo das questões de gastos e valores, um ponto que é válido destacar neste material é a confiabilidade que uma marca oferece para as empresas que desejam escolher boas máquinas de fazer ração.
Mas como saber se uma marca é de confiança?
Sabemos que confiança não é algo que se compra e nem se constrói do dia para a noite. Contudo, quanto mais personalizado é o atendimento, a prestatividade de suportes, a comunicação rápida e o oferecimento de planos acessíveis, mais dedicação aquela marca está mostrando para te atender melhor.
Quer uma dica mais importante ainda?
A Manzoni te ajuda perfeitamente com todos os tópicos falados neste artigo!
Então, se você quiser acertar na escolha de uma máquina de fazer ração, a nossa equipe está preparada para te mostrar as melhores opções, com custos reduzidos e resultados ideais.
Entre em contato para conhecer mais dos nossos equipamentos, siga-nos nas redes sociais para ficar atualizado sobre as nossas novidades e continue tendo leituras como esta em nosso blog.